Quando se pensa na Grécia a gente já imagina aquele mar azul escuro, as casinhas brancas, ilhas paradisíacas, muita história e claro, o musical Mamma Mia 😀 Mas o que muita gente ainda não sabe é que a Grécia vai muito além das Ilhas românticas como Santorini e Mikonos, o país é repleto de riqueza em beleza natural. São praias estonteantes, que parece coisa de outro mundo, como por exemplo a Praia Navagio, da qual vou contar tudinho aqui nesse post. Vou também compartihar infos sobre como chegar na Praia Navagio, qual área da Ilha Zakynthos se hospedar e meios de transporte na Ilha.

Sobre a Praia Navagio, na Grécia.

Depois de ter visitado mais de 30 países, tendo a oportunidade de conhecer belíssimas praias ao redor do mundo, posso dizer com certeza que a mais bonita que eu já vi é a Navagio, na Grécia. O azul daquele mar é surreal, nada comparado ao que eu já vi antes.

A Praia Navágio (em inglês Navagio Beach) ou Praia do Naufrágio (Shipwreck Beach), já foi votada várias vezes como uma das praias mais bonitas do mundo. Os penhascos gigantescos de tons claros que abraçam a praia, as centenas de tons de azul na água geladinha do mar, e o navio naufragado na praia são os pontos diferenciais que tornam Navagio Beach um dos destinos mais visitados da Grécia.

Como Chegar na Ilha de Zakynthos

A Praia Navagio fica localizada em uma Ilha no Mar Jônico ao Oeste da Grécia, a Ilha se chama Zakynthos, ou Zante como forma mais abreviada. O acesso á Ilha pode ser feito de algumas formas, vou abordar aqui saindo de carro, de ônibus ou de avião, mas vale ressaltar que as duas primeiras opções devem ser divididas entre carro ou ônibus até o porto Killini e de lá ainda tem que pegar o ferry boat por 1 hora pra chegar na Ilha, da uma olhadinha como funciona:

Saindo de Atenas, de carro alugado:

Esse foi o método que eu utilizei, achei o mais conveniente pra minha família, era o que se encaixava nos meus planos de viagem pra Grécia. Em Atenas alugamos um Carro pela Sixt, que era a opção mais barata quando estava fazendo minhas pesquisas. Demora cerca de 3 horas de carro de Atenas até o Porto Killini, que é o Porto onde se pode pegar o Ferry (Barco/Balsa) até a Ilha de  Zakynthos. Lembrando que tem muitos pedagios caros pra pagar na estrada entre Atenas e Porto Killini, bom levar isso em consideração ao decidir qual melhor meio de chegar em Zakynthos, tem pedágio de custa de 5 a 10 euros, e são vários pedágios na estrada de Atenas até chegar no Porto Killini.

Saindo de Atenas, de ônibus:

A Empresa de ônibus KTEL faz o transporte de Atenas até Zakynthos, na verdade até o Porto Killini, onde lá você precisa pegar o ferry boat pra chegar na Ilha. A jornada de Atenas até o Porto Killini demora em torno de 4 horas e meia, custa menos de 30 euros e a passagem do bus pode ser comprada online ou pessoalmente lá na estação de ônibus. Os horários de saída e retorno e preços pode varias de acordo com a época do ano devido a demanda, pra acessar os horários e preços do ônibus de Atenas até Zakynthos com a KTEL , clique aqui.  A Estação fica não fica exatamente no centro de Atenas, então leve em consideração que você precisará chegar do seu hostel ou hotel até a estação. A maioria das hospedagens fica perto do centro na estação de Monastiraki e de lá até o ponto onde o ônibus sai pra Zakynthos custa entre 5 a 10 euros de taxi, ou você pode tentar o transporte público.

Ao chegar no Porto Killini, você tem que pegar o Ferry Boat, a balsa pra Ilha de Zakynthos, fiz esse serviço com a Empresa Kefaonian Lines.  O valor por pessoa custa em torno de 9 euros. Se você quiser transportar seu carro até a ilha, tem que pagar o valor extra de cerca de 30 euros por veículo, só ida, pra ir contigo dentro da balsa, pra transportar pra volta tem que pagar o mesmo valor. Eu achei bem caro, e como só ficaria na Ilha de Zakynthos por 2 dias, decidi estacionar meu carro alugado em Porto Killini, logo no estacionamento gratuito mesmo, peguei a balsa ate a Ilha e ao chegar lá tinha alugado um outro carro só para ficar na Ilha pelos dois dias. Ficou mais barato dessa forma, pois paguei menos de 7 euros por dia de aluguel de carro.

Saindo de Atenas, de avião:

Existem alguns voos saindo de Atenas direto pro Aeroporto da Ilha de Zakynthos, acredito que esse seja o meio mais conveniente, mas os voos são caros, em torno de 100 euros, com duração de aproximadamente 1 hora de voo. A frequência dos voos depende da época do ano, na alta temporada na Grécia (Junho á Agosto) por exemplo os voos saem com mais frequência do que na baixa temporada (Novembro á Março). Da uma olhadinha nos voos aqui.

Como chegar na Praia Navagio em Zakynthos

Depois de 1 hora de passeio tranquilo no Ferry Boat, você já vai começar a se apaixonar pela Ilha Mágica de Zakynthos. O Porto principal é na pequena cidade de Zakynthos, onde você encontra Hotéis, Restaurantes, Agências de Turismo e Locadora de Carros.

Do Porto principal da cidade, demora mais ou menos 1 hora de carro até o Mirante da Praia Navágio, que fica ao Norte da Ilha de Zakynthos. Eu sugiro alugar um carro ou quadriciclo, dessa forma você pode ter a liberdade de parar onde quiser na estrada, visitar as inúmeras belas praias da Ilha de Zante e poder fazer seus horários sem precisar depender do ônibus público da Ilha, que por sinal não funciona na baixa temporada. Alugar um carro, moto ou bike podem ser as melhores opções pra se locomover na Ilha, não conte com o transporte público.

Existem duas maneiras de ver a Praia Navágio, do alto pelo Mirante apenas tendo a vista sem acesso direto á praia ou chegando de barco por outra praia mais distante, só dessa forma você conseguirá por o pézinho na areia e nadar, se for de barco. Não é possível descer a pé do mirante até a praia, não existe acesso pra entrar na praia assim, você precisa pegar o barco, num tour pago. Da uma olhadinha nas duas opções:

Mirante e Trilha: 

De carro você consegue estacionar bem pertinho do Mirante da Praia Navágio, chegue cedo pois não tem muitas vagas de estacionamento e assim você também evita a multidão. Pra saber a localização exata, no GPS ou Google Mapas você precisa escrever “Shipwreck view point”, isso te leva direto pro início da Trilha do Mirante. Abaixo você consegue ver o mapa com as informações exatas sobre o Mirante e a Trilha da Praia Navágio.

O mirante fica bem ao topo do imenso penhasco que rodeia a Praia Navágio, é a coisa mais linda do mundo ♥. De lá de cima você consegue ver a praia Navágio de ângulos diferentes, então é importante fazer a trilha até o fim pra ver toda a beleza que a praia tem a nos mostrar. A trilha é bem tranquula, qualquer pessoa de qualquer idade, sedentária ou não, pode fazer em uns 30 minutos.

Toda a caminhada é feita bem na beira do penhasco, então você vai vendo as melhores vistas, ângulos diferentes e dá pra tirar muitas fotos maravilhosas. Quanto mais você caminhar na trilha, maior será o ângulo que você vai ter da praia. Lembrando que É MUITO MUITO ALTO MESMO, então não se arrisque de forma alguma, e se tiver algum tipo de tontura melhor não chegar muito perto da beira do penhasco.

Foto abaixo da primeira vista quando chega no mirante. 

Fotoda vista no final da trilha. Da pra ver uma outra praiazinha bem ao lado, super bonito!

O melhor momento do dia pra ver a praia do mirante é cedo pra evitar a mutidão e não pegar sombra das rochas na água. Ir durante o por do sol também vale a pena, deve ser lindo assistir ao por do sol lá de cima.

De Barco:

Tem diversos tours de barco que saem de pontos diferentes da Ilha Zakynthos pra chegar na Navagio Beach. Os portos mais comuns pra pegar o barco são Vromi Maries, sendo o mais próximo da Praia Navágio, Agios Nikolaos, Porto de Zakynthos ou Shinari. Leve em consideração que quanto mais longe for o porto que você vai pegar o barco, maior será o tempo dentro do barco até a praia, se você tem tontura ou não é acostumado a andar de barco, então é melhor evitar. A opção ideal é ir pro porto mais próximo da Praia Navágio e pegar o tour mais cedo possível pra evitar mutidão.

Os tours são os mesmos em basicamente todas as empresas de barco, eles te levam pra conhecer a Praia Navagio e as Blue Caves, que são grutas nas pedras na beira do mar, com água azul turquesa. O passeio com a Empresa Porto Vromi Maries, por exemplo, sai do Porto Vromi todos os dias a cada 20 minutos durante os meses de Maio á Outubro. Nos outros meses fazem tour apenas por reserva antecipada e tour privado pois a demanda é muito baixa.

Do porto até a praia Navágio demora uns 15 á 20 minutos, param na praia por 1 hora e depois te levam pra conhecer e nadar nas águas das grutas azuis, Blue Caves. Caso você queria ficar lá na praia navágio por mais que 1 hora é só avisar o líder do tour e voltar com outro grupo em outro horário. Os serviços normalmente são os mesmos com todas as empresas e o valor custa em torno de 20 a 30 euros por pessoa para o tour. Crianças menores de 6 anos normalmente não pagam.

Pulando do topo do penhasco:

Siim, para os loucos, vida loka, YOLO kind of person, existe esse meio de fazer um salto lá de cima do penhasco caindo lá embaixa na praia, o Esporte se chama BASE JUMP,  é meio sinistro, mas eu amaria fazer! ♥ Não acredito que exista uma atividade organizada, ou agência que faça isso lá, é só mesmo pra quem é avançado ou profissional nesse esporte radical. Quem faz BASE JUMP lá normalmente leva seus próprios equipamentos e tudo mais então a gente fica só de longe admirando. Coisa mais maravilhosa né, olha só esse vídeo.

Onde se hospedar:

A Ilha de Zakynthos é bem remota, e não tem uma população muito grande. A minha sugestão é região de Laganas, é a mais badalada, com festas, restaurantes, hostels e hoteis baratos, é uma região super jovem, com vida noturna e fácil de andar. Mas é bem longe da Praia Navágio, Laganas fica ao extremo sul da Ilha. Apesar de que não tem hoteis perto da praia navágio, então você precisa se hospedar em um local mais longe de qualquer maneira.

Quando eu fui fiquei hospedada em um Airbnb perto do aeroporto, que fica ao sul. Pra mim compensou pois estava de carro, mas era cansativo ter que dirigir por mais de 1 hora pra voltar pra casa depois de um dia exaustivo no norte da Ilha. A região do centro da cidadezinha de Zakynthos também pode ser uma boa opção.

Vale a pena ir no inverno? 

Eu fui e não me arrependo rs. Fui em Janeiro de 2018 e foi uma experiência linda. Amei por que não tinha mais ninguém lá, eramos só nós três e a praia. Perfeito pra gravar vídeo, tirar fotos sem ninguém me amolando querendo tirar foto no mesmo lugar que eu haha. Mas por ser baixa temporada não tinha tour, só privado e era muito mais caro do que o valor dos tours de barco durante o verão. Por esse motivo não desci na praia, apenas a vi pelo mirante. Pretendo voltar numa época melhor um dia pra poder descer na praia e aproveitar aquele mar azul turquesa lindo.

ASSISTA MEU VLOG NA ILHA DE ZAKYNTHOS MOSTRANDO A PRAIA NAVÁGIO AQUI NO CANAL DO YOUTUBE.

 

Dicas:

  • Leve água e todas as comidinhas que quiser pois não tem restaurante nem ninguem vendendo nada lá perto, a não ser durante a altíssima temporada, mas é tudo caro então melhor levar algumas snacks.
  • Protetor solar, chapéu e guarda sol são bem vindos, os penhascos ao redor da praia são tão brancos, tão claros que refletem ainda mais a luz do sol, então esteja preparado.
  • Caso seja um amante de fotografia, é bom levar a sua lente wide angle, assim você consegue capturar toda a praia lá de cima do mirante.

Aproveite muito a Ilha de Zakynthos e a Praia Navágio, é tudo muito lindo lá ♥.

 

 

 

 

 

Author

Write A Comment