Imagina poder se hospedar gratuitamente na casa de alguém em qualquer lugar do mundo durante suas viagens? E além disso você acaba fazendo novos amigos, memórias e aprende sobre a cultura e povo local. É exatamente isso que o couchsurfing te proporciona. O projeto é febre mundial, grande parte dos viajantes que gostam de economizar aderiram a essa forma de viajar, e é sobre isso que vou conversar com vocês hoje.
Fiz esse post bem completo contanto TUDO sobre o couchsurfing. Lembrando que você pode usar meus links para se cadastrar no site e começar a utilizar a plataforma se hospedando de graça nas suas viagens em qualquer lugar do mundo.
Clique AQUI para acessar o site e se cadastrar criando seu perfil.
Couchsurfing
O que é o Couchsurfing:
O slogan da empresa já diz tudo “Stay with Locals and Meet Travelers” – “Fique com os Locais e Conheça os viajantes”. A ideia para o viajante é ser hospedado gratuitamente na casa de um anfitrião (host) que te receberá em casa na expectativa que você queira fazer amizade, queira compartilhar informações sobre seu país, cultura, culinária etc. É uma troca, pessoas que tem espaço em casa e querem conhecer gente nova, hospedam viajantes que querem economizar. Simples assim!
A empresa foi fundada em 2004 e desde então vem conectando viajantes por todo o mundo através do site Couchsurfing.com . A comunidade online conta com mais de 400.000 mil anfitriões em 150 países diferentes e mais de 4 milhões de viajantes prontos para realizar essa troca amigável. No site você verá todos os anfitriões disponíveis para te hospedar de acordo com as datas e localização que você procura.
Ao se cadastrar gratuitamente no site – através desse link clicando aqui – você pode começar a criar o seu perfil. Deve adicionar fotos, informações sobre você, seus hobbies, coisas que você pode ensinar ou compartilhar com os anfitriões e informações sobre suas intenções durante sua troca pelo couchsurfing. Depois de ter o seu perfil verificado pelo site incluindo telefone, endereço, documento de identidade e dados de pagamento, você pode começar a enviar mensagens para os anfitriões e combinar sua estadia com eles, através da ferramenta de chat no próprio site do Couchsurfing.
Como funciona o Couchsurfing na prática!
Como conseguir um Anfitrião pra me hospedar de graça?
A primeira coisa é criar um perfil que chame atenção! Imagine esse processo como uma entrevista de emprego, MUITAS pessoas enviam mensagem todo dia para esses anfitriões pedindo lugar pra ficar. Eles vão escolher quem mais combina com eles, quem eles querem ter em casa. Então você vai estar competindo com dezenas de pessoas. Tem que ter um ótimo perfil no site. Coloque boas fotos sorrindo, mostre sua personalidade na escrita ao falar sobre você, mostre seu senso de humor, bondade, curiosidade e interesse em conhecê-los. Não foque tanto em VOCÊ, demonstre que você esta indo ficar com eles porque você quer fazer amizade e não somente porque quer “casa de graça”.
Segundo passo é saber filtrar e escolher seu futuro anfitrião. Ao selecionar a cidade que você deseja ir, vai ver todos os hosts disponíveis na sua data. Analize cada um deles e pense se o estilo deles combina com o seu, porque eles vão pensar a mesma coisa na hora que receber sua mensagem, se o seu estilo combina com eles. Eu por exemplo não enviaria mensagem para um jovem solteiro que mora com colegas de quarto e tem um colchão no chão pra hospedar viajante. Primeiro porque somos 3 pessoas, eu, meu marido e nosso filho. Segundo porque acredito que ele preferiria hospedar apenas 1 pessoa que combinasse mais com a vida de solteiro. A idade do meu filho pode ser frustrante, muita birra e choro. Quem não tem filho pode se sentir incomodado então melhor eu enviar mensagem para uma familia que queira hospedar nós três, Entende? Mas esse é o MEU ponto de vista.
Agora a parte mais importante, enviar uma excelente mensagem para os anfitriões que você selecionou. Pense que essa é a primeira impressão que vai causar. Fale um pouquinho sobre você, quando esta indo, com quem esta indo e por quanto tempo vai ficar. Demonstre que você tem interesse e conhecê-los e o por quê. Leia TODO o perfil deles, e mencione isso na mensagem, por exemplo: “Vi que você também ama cozinhar, talvez a gente possa fazer um jantar brasileiro em algum desses dias que eu ficar ai, seria um prazer cozinhar a comida do meu país pra vocês!”. Busque algo em comum entre vocês dois e mencione isso na sua mensagem pra eles.
IMPORTANTE! Alguns anfitriõs recebem MUITAS mensagens, então eles sempre colocam alguma PEGADINHA no perfil deles, pra saber quem realmente leu tudo que eles escreveram no perfil deles antes de enviar a mensagem. Então fique atento e realmente LEIA TODO o perfil do anfitrião que você quer contatar.
Por exemplo olha esse host na Singapura, ele diz claramente logo no ínicio do perfil dele: LEIA ATENTAMENTE A SEÇÃO – MINHA CASA – NO MEU PERFIL SE QUER QUE EU TE HOSPEDE. (Nessa seção é onde fala as regras da casa). Nessa seção ele escreve: “Se quer que eu te hospede tenha certeza de ter lido a seção de regras da casa. Após ler por favor escreva “KAYA” na sua mensagem de solicitação de hospedagem pra que eu saiba que você leu até aqui e entendeu as regras da casa.” É uma palavra aleatória, como uma palavra chave.
Se você manda uma mensagem pra ele sem o “KAYA”, o que acha que ele vai fazer? Simples, não vai te aceitar por que você não seguiu as instruções que ele deixou. Anfitriões fazem isso porque o Couchsurfing está meio que saturado, muita gente enviando mensagem no estilo copia e cola, nem leem o perfil do anfitrião, só copia uma mensagem padrão e cola enviando pra 50 pessoas. Os anfitriões se sentem usados e não gostam disso. Por isso é importante deixar sua mensagem personalizada para cada host. Tenha uma base do que escrever pra todos, mas personalize a mensagem individualmente.
Como saber se fui aceito pelo host do couchsurfing?
O esquema é bem desenrolado, nada oficial, nem muito complicado. Após você receber do seu Host (Anfitrião) uma mensagem com a resposta dizendo que eles querem e vão te hospedar pelos dias que você precisa, aí é só arrumar as malas, e não esquecer de confirmar os dados de telefone e endereço e o horário que você pretende chegar pra que ele esteja em casa pra te receber.
Normalmente antes de chegar na casa do seu Host do Couchsurfing, ele te passa as direções pra chegar no local, e também o manual de conduta pra casa (se é permitido fumar, que horas pode chegar em casa, se pode cozinhar na cozinha deles ou se pode lavar roupa etc.), na verdade isso você pode ver direto no site, no perfil do anfitrião.
O que fazer ao chegar na casa do Host Anfitrião do Couchsurfing?
Ao chegar no destino alguns anfitriões podem oferecer pra ir te buscar na estação de trem, metro ou no aeroporto, mas isso não é regra e varia de pessoa pra pessoa. Nas primeiras horas que chega na casa do anfitrião o viajante normalmente tenta interagir com ele, conversar, conhecer a história dele, ajudar a preparar a próxima refeição talvez, depende de cada um, mas é esperado aquele primeiro contato entre viajante e anfitrião. Depois disso os viajantes normalmente vão arrumar as malas, tomar banho e saem pra conhecer a cidade. As vezes o anfitrião pode te oferecer pra ir visitar a cidade com ele e te mostrar os pontos turísticos. É como se eles estivesse recebendo um amigo novo em casa. Mas como eu disse, não posso generalizar, tem gente que nem vai estar em casa quando você chegar e não vai querer interagir muito contigo, só vai dar a cama pra você dormir, mas não é assim na maioria dos casos.
Onde eu vou dormir?
Onde você vai dormir depende muito de cada casa e anfitrião, pode ser numa cama no quarto de visitas, no sofá na sala, num quarto só pra você com um colchão no chão, ou até em alguns casos no tapete da sala mesmo. Tudo depende do que o host pode oferecer e do que você quer aceitar. Alguns viajantes até levam saco de dormir na mala pra poder dormir no chão da sala caso o anfitrião só possa oferecer isso. Talvez se você der sorte, pode dormir num quarto confortável, limpinho e com roupas de cama bem cuidadas só pra você. Isso depende de cada casa, de cada host, leia o perfil do host no site e normalmente ele diz o tipo de acomodação.
Clique AQUI para acessar o site e se cadastrar criando seu perfil.
Tem que pagar? Qual o valor para usar o couchsurfing?
Não, você não precisa pagar nada para se cadastrar no site por esse link e nem pagar nada para os anfitriões durante a sua estadia com eles. É uma troca gratuita. Porém, no site do Couchsurfing existe uma ferramenta de Verificação de Identidade, onde você como usuário do site, seja viajante ou anfitrião, pode escolher pagar o valor de USD60.00 (sessenta dólares americanos) para ter sua identidade verificada o site. Esse valor é pago somente uma vez, não é mensal, nem anual, é apenas uma vez que se paga. Isso ajuda bastante pra dar um pouco mais de segurança para os viajantes na hora de escolher onde ficar e traz segurança para o anfitrião ao decidir hospedar o viajante em sua casa. No site você pode até selecionar por anfitriões que tem a identidade verificada, e eles fazem o mesmo ao buscar por novos viajantes pra hospedar. Mas não, não é obrigatório, você pode usar o site gratuitamente, criar seu perfil e enviar mensagens para os hosts caso não queira pagar essa taxa. Muita gente não paga e consegue ser hospedado várias vezes.
Prós e Contras do Couchsurfing
PRÓS para o Viajante: O lado bom de tudo isso é com certeza os amigos que se faz ao se hospedar na casa de alguém durante uma viagem. É sempre muito bom ser bem recebido, ter dicas dos locais, trocar histórias e experiências, praticar um idioma com o nativo e descobrir dos locais onde são os restaurantizinhos e lugares incríveis que não se acha no Trip Advisor. E claro, a economia é gigantesca na viagem, da pra se hospedar de graça em cidades super caras como por exemplo Paris, Londres e New York.
CONTRAS para o Viajante: O site está saturado demais! Apesar de ser uma troca incrível e super valer a pena, pode ser difícil ser aceito por que a competição é grande. Você precisa ter um perfil muito bem feito e escrever uma excelente mensagem para o host, isso fará toda diferença. Outra coisa bem chata que acontece bastante é encontrar um bom anfitrião, especialmente para MULHERES que estão viajando sozinhas! Tem muita gente SAFADA no site querendo hospedar mulheres só pra se aproveitar sexualmente. ISSO É NOJENTO, RIDÍCULO E DEVERIA SER CRIME. Então na minha opnião essa é a pior parte, mulheres com medo de usar a plataforma pra viajar barato e homens sendo idiotas. Já ouvi pessoalmente experiências ruins que mulheres estavam se hospedando na casa de homens anfitriões e se sentiram forçadas a fazer o que não queriam por que estavam hospedadas na casa deles.
PRÓS do Anfitrião: Ajudar alguém sempre nos traz aquele calorzinho no coração, né? Ainda mais quando esse alguém é um viajante que fez sacrifícios, guardou dinheiro e esta realizando esse sonho de ir conhecer sua cidade, seu país. Hospedá-lo em sua casa te traz um sentimento bom de acolher alguém, de orgulho por mostrar sua cidade e contar a história de seu país. As vezes o viajante pode te trazer um presentinho da cidade/país dele, cozinhar uma comida típica de onde ele veio, ou compartilhar suas experiências de viagens, praticar um idioma etc, é um modo incrível de conhecer estrangeiros e fazer bons amigos. Sem falar que conhecer uma pessoa nova, ouvir suas experiências de viagens, perrengues e vitórias não tem preço, é muito bacana!
CONTRAS do Anfitrião: A pior parte é se sentir usado. As vezes como anfitrião temos a dúvida se o viajante que estamos hospedando esta tentando ser legal conosco por que gosta de nós ou só por obrigação mesmo. Eu como anfitriã tento dar meu melhor, dou alimento para os viajantes que se hospedam conosco, deixo eles lavar todas as roupas que precisam na minha máquina, não cobro nada, absolutamente nada, faço por amor ao próximo. Mas tem gente que parece que não tem gratidão no coração e as vezes acham que é nossa obrigação.
Como evitar perrengues ao se hospedar de graça com o Couchsurfing?
Saber escolher e agir podem trazer boas experiências durante sua viagem usando a plataforma do Couchsurfing. Vai algumas dicas:
- Para mulheres viajando sozinha, seja SELETIVA! Selecione muito bem o seu anfitrião, opte por familias ou casais ou mulheres. Eu, Rapha, não me hospedaria na casa de um homem estranho, sozinha no exterior. Acho um pouco arriscado principalmente por que não da pra conhecer o host antes de chegar lá.
- Acredite e siga os seus extintos. Se estiver na dúvida, não vá! O mundo é maravilhoso, é seguro, é lindo! Mas confie no seu feeling, nos seus extintos e sentidos. Se algo te diz pra não ir, NÃO VÁ! Se chegou lá na casa do host e se sente estranha, não bem vinda, insegura, SAIA, pegue suas malas e CORRA. Não fique esperando que algo ruim aconteça. Nós amamos os viajantes e queremos vocês sempre seguros!
- Comunicação é a chave. Converse com seu anfitrião pra saber exatamente o que é esperado de ti durante sua visita.
- Seja limpo! Limpe depois que sujar. Limpe seu quarto antes de ir embora, limpe a cozinha, lave a louça se o host te oferecer comida, etc.
- Compartilhe tudo que você tem pra compartilhar! Seja um talento musical, uma arte culinária, seu idioma, qualquer coisa.
- Respeite as diferenças culturais, políticas, étnico-raciais ou de gênero. Talvez você seja hospedado por alguém com uma visão completamente diferete que a sua, isso não significa que vocês não podem ser amigos.
- Doe seu tempo. É isso que os hosts querem, seu tempo pra conversar, interagir, pra que eles não se sintam usados somente pra hospedagem gratuita.
- Seja responsável. Se seus planos de viagem mudar, avise seu anfitrião pra que ele não fique te esperando a toa.
- Não chegue tarde em casa (muito menos bêbado rsrs) fazendo barulho acordando todo mundo, isso pode incomodar.
E se você for um Host, vai algumas dicas aqui também:
- Deixe a casa ou pelo menos o quarto ou a cama do viajante limpinha. É tão bom dormir numa cama limpa!
- Seja expecífico no seu perfil. Diga o que você espera do viajante em troca da hospedagem gratuita. Se quer que ele cozinha um jantar, diga! Se quer que ele pratique Inglês contigo, diga! Comunicação evita experiências negativas.
- Seja bonzinho, amigável, tente puxar assunto com o viajante. Esses pequenos gestos nos faz sentir bem vindo.
- NÃO ESPERE NADA EM TROCA! BEIJO, SEXO, OU NADA QUE SEJA RELACIONADO A ISSO DURANTE A ESTADIA GRATUITA. PIADAS IDIOTAS, CANTADAS E ELOGIOS DEMASIADOS NÃO NOS FAZEM BEM!
- Respeite o viajante.
Conecte-se com outros viajantes na sua área e participe dos eventos.
Outra coisa bem bacana no site é que você pode se conectar e conhecer outros viajantes que estão passando pela sua cidade ou se unir a viajantes que estão viajando também. Existem eventos semanais criados pelos próprios viajantes pra praticar inglês ou fazer aulas de culinária local, surfar na praia etc. A comunidade no site é bem ativa e super legal pra conhecer gente nova. Mesmo que você não se hospede na casa de um anfitrião pelo couchsurfing você pode se conectar com os viajantes.
Então é isso gente! Espero MUITO que tenham gostado desse pequeno guia para Couchsurfing. Fiz com carinho para ajudar vocês a viajar mais barato. O esquema funciona, vale a pena e tem muita, MUITA gente bacana nesse mundo hospedando viajantes nessa plataforma.
Não se esqueça de se cadastrar no site com o meu link abaixo. Isso ajuda o blog a crescer e apoia nosso trabalho. Afinal essa é a nossa fonte de renda! Beijo.